O número PI
Para calcular o espaço percorrido por um objeto de formato circular, numa volta completa, nós precisamos do número PI, e também da medida do diâmetro, cuja medida é representada por qualquer segmento de reta que passe pelo centro do círculo e toque a circunferência em dois pontos opostos. Quando dividimos o comprimento de uma circulferência qualquer pelo seu diâmetro, obtemos o numero PI = 3.14..., uma constante representada pela letra grega π.
Cálculo do comprimento da circunferência:
Chamando o comprimento de C, diâmetro de D e raio de R, o comprimento é calculado pela fórmula: C = D*π, como o diâmetro é duas vezes o raio, podemos escrever também C = 2*π*R. Nossa aplicação mostra de forma simples, um giro completo de uma roda de bicicleta, e marca os pontos mais importantes em relação ao número PI (π), numa linha reta que equivale ao comprimento da circunferência. Observe que a marcação π*R coincide com meio giro, descrevendo um
arco de 180º.
O número PI está presente nos cálculos do GPS, relógio de pêndulo, engrenagens, navegações espaciais e terrestres e milhares de aplicações técnicas.

Desde já agradeço pelas visitas ao site, e apreciarei sugestões dentro do tema das ciências exatas.

Cláudio Correia da Silva - Santo André - SP - Brasil.      Selo Verde-Amarelo "Aprendendo a Aprender"                
email: claudiocorsil@yahoo.com.br

Você é o nosso visitante nº